quinta-feira, 5 de maio de 2011

DOENTE DE MENTIRA!

"Vagando por hospitais, pacientes com síndrome de Münchhausen inventam doenças para receber cuidados, mas fogem quando descobertos".

A paciente chaga à emergência psiquiátrica dizendo ter pensamentos suicidas. Seu histórico clínico mostra que, nos últimos três anos, passou por outros 20 hospitais, com queixa que iam de dores abominais a embolia.

O seu problema real é síndrome de Münchhausen, transtorno mental que leva a pessoa a criar sintomas inexistentes para obter atenção.

São desconhecidas as razões que levam o portador do transtorno a procurar incessante atendimento hospitalar, muitas vezes se submetendo a procedimentos invasivos como laparoscopias e endoscopias. Há hipóteses.“São pessoas carentes, que precisam de cuidados e encontram no médico a obrigação de cuidar”, diz a psiquiatra Ana Gabriela Hounie, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

“Não há um objetivo muito claro e não se sabe qual o ganho, mas a pessoa sente prazer colocando-se na condição de doente e se achando especial por ter uma equipe dedicada a ela”. Diz Hounie.“Imagine alguém que se coloca em situações de risco, fazendo diversas cirurgias. É uma forma patológica de conseguir atenção.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário