segunda-feira, 2 de novembro de 2009

CAMPINA GRANDE DO SUL REALIZA SUA CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE


CAMPINA GRANDE DO SUL REALIZA SUA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

No último dia 29 de Outubro, o Município de Campina Grande do Sul - PR, realizou a sua Conferência Municipal de Saúde. Na abertura o Consultor da Gestão Saúde Norival R da Silva, falou sobre a GESTÃO DA SUS como sendo o maior desafio à inteligência política dos Gestores Públicos, especialmente para o Prefeito e para o Secretário Municipal de Saúde.
Na abertura do evento o Prefeito Luis Assunção, chamou atenção, pedindo a todos os presentes que ajudem implantar no município um modelo de atenção a saúde "onde tudo comece e termine no Pôsto de Saúde". O discurso do Prefeito, na verdade, traduziu na essencia a Política Nacional de Atenção Básica, que se fundamenta nas Unidades Básicas de Saúde e na Estratégia Saúde da Família.

O palestrante da Conferencia, Consultor da Gestão Saúde, Norival R da Silva, falou sobre o Desafio da Gestão de Sistemas de Saúde no âmbito dos Municípios. Segundo o Consultor, Saúde é uma das mais politizadas políticas publicas, quem tem nos últimos 20 anos desafiado a inteligência política dos Gestores Públicos. Sem demérito de nehuma outra politica local (obras, infraestrutura, educação, etc...) a área da saúde tem um diferencial peculiar: todas as vezes que atendemos uma pessoa nesta "relação" estará presente o componte da dor, da angustia e de algum sofrimento. Este é o diferencial. Como Agregar Valor Político Institucional? Como gerenciar uma Política inserida num contexto de "sensações" de direitos e deveres?

Não há outro caminho senão o da mudança de paradigmas: Saúde deve ser prioridade e doença deve ser uma contingencia, afirmou o Consultor.