segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE

A área da saúde (pública ou privada) tem característica diferenciada em relação a outros mercados, quando se fala em ATENDIMENTO!

Pra começar, o tipo de cliente se diferencia pelo estado emocional. Os usuários quando vão em busca de algum tipo de serviço em uma Unidade de Saúde, estarão "infantilizados" por conta de algum agravo de ordem física e/ou emocional.

É esta "condicionante" que torna o atendimento uma atividade muito mais complexa do que qualquer outra e exige do Profissional de Saúde, independentemente da função que exerce, um perfil diferenciado.

Nossa experiência tem apontado alguns requisitos que consideramos essenciais no atendimento dos usuários do Sistema Público de Saúde:

  • Gostar de SERVIR, de fazer o "outro" FELIZ!
  • Gostar de lidar com "GENTE"
  • Ser extrovertido e "psicossocialmente" resolvido!
  • Ser humilde e ter o principio da "solidariedade" impresso na sua personalidade!
  • Estar sempre em "estado de espírito" positivo!
  • Cuidar da aparência!
Como diria Mercedes Soza, quem é "indiferente a dor", se trabalhar na área da saúde, está no lugar errado!

(Norival R Silva)