domingo, 7 de setembro de 2014

O Atendimento na Área da Saúde - Agregando Valor

O “usuário” do Sistema Público de Saúde, conhecido como Sistema Único de Saúde – SUS, quando sai de casa em  busca de algum serviço de saúde, sua percepção de qualidade está consolidada no principio de que o “direito” de ser bem atendido é dele e o “dever” de atender bem é do serviço e do servidor que atua na rede de serviços do SUS. Assim, não há como esperar algum “elogio” ou reconhecimento da parte do usuário, quando o trabalho é “apenas” bem feito. O trabalho “bem feito” era exatamente o que ele estabeleceu como expectativa de qualidade. É por esta razão que a excelência do atendimento na área da saúde é uma atividade única, incomparável não apenas porque o “cliente” sempre vai se apresentar com características de vulnerabilidade emocional, gerada pelo dor, pela angústia ou algum tipo de sofrimento que o transformam num ser “infantilizado”, mas especialmente porque  se o gestor e o profissional de saúde quiser agregar algum valor institucional no serviço é preciso cuidar das “necessidades” e dos “desejos”.
Atuar sobre os desejos do Usuário, significa agregar valor ao serviço básico, passar a oferecer aquilo que vai além da expectativa do Usuário. Isto é, aquilo que ele não espera do profissional que atua em unidade de saúde. Esta abordagem significa evoluir da necessidade para os “desejos”. É como se fosse uma escada onde evoluímos das “necessidades” (consultas, exames, remédios) para os desejos (simpatia, cortesia e respeito) ou seja superar as “expectativas” do Usuário. Na área da saúde as “necessidades” do Usuário sempre estarão  ligadas à clínica e à anatomia, enquanto que os “desejos” estarão ligados à sua natureza psíquica (forma de ver, pensar e sentir).
Na área do atendimento em saúde não há como ser “médico”, odontólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Psicólogo ou recepcionista de uma Unidade de Saúde, sem subir o primeiro degrau que é ter os conhecimentos técnicos necessários. Isto é indispensável mas não é o suficiente. Se você quiser agregar valor de qualidade no seu relacionamento com os Usuários do SUS é preciso ir além do básico, além do biológico e do anatômico. Ë preciso buscar a diferença nos aspectos emocionais e sociais que compõem a atividade profissional relacionadas a forma como você cumprimenta, abraça; sem tom de voz; sua aparência e transparência, suas atitudes e condutas de respeito e cortesia orientadas para o Usuário.
Todos esses princípios que fazer o profissional de saúde ter que ir além do trabalho bem feito, exigem o processo de trabalho em equipe e da conjugação de esforços que se somam a infraestrutura do ambiente (layout e qualidade) com o mínimo de conforto e aos fluxos que facilitem o acesso do usuário aos serviços. Costumo dizer que a satisfação além das expectativas, aquela que gera elogios espontâneos, sempre será resultado da equação: infraestrutura + Fluxos + Sedução + Encantamento. Se você quiser encantar seu Usuário você precisa primeiro seduzi-lo! Seduzir é a arte de colocar seu interlocutor sob controle, sob domínio, veja que isto não é uma tarefa fácil, especialmente na área da saúde onde seu cliente está infantilizado, emocionalmente fragilizado. O Jogo da “sedução” começa sempre pelo “Olhar”, é por isso que você precisa estar com sua “aparência” adequada para o processo de sedução. Ao olhar pra você o Usuário do SUS, precisa ver uma “coisa” boa de ser olhada. Se instala ai o processo de sedução: Tratá-lo pelo nome, um largo sorriso, um Bom Dia ou Boa Tarde caloroso, se você o conhece lembre de perguntar como está sua família, cumprimenta-lo usando o “jeito” dele cumprimentar, entre outras atitudes de acolhimento, fazem com que ele fique encantado o seu jeito “cuidar” dele.
Os profissionais de saúde que atuam no ambiente do Sistema Público de Saúde, precisam saber que são “servidores” públicos na acepção do termo. Assim, você precisa atender seus Usuários, como se fossem pessoas de sua família. Esta é a forma mais simples de entender o processo de agregação de valor no atendimento e nas conduta que o usuário espera de você. Se você assim proceder, com certeza estará não apenas surpreendendo-o mas especialmente recebendo dele o elogio e agradecimentos que todos nós gostamos de receber.
Norival R Silva
Consultor Sênior

Joinville – setembro de 2014