segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O "VINCULO" DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

São poucos os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família - ESF (Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde) que tem clareza do conceito de "vínculo" que volta a ser reafirmado na Política Nacional de Atenção Básica, reeditada pela Portaria GM/MS 2488/2011.
De maneira muito resumido, pode-se dizer que o "vinculo" tem a ver com o "compromisso" da equipe com os usuários da área de referência da ESF! Não o compromisso de garantir a "cura" ou a recuperação da saúde. Mas o compromisso de "cuidar" das pessoas, especialmente as "estranhas" como se fosse um dos seus (Pai, Mãe, Irmão, filho, filha, etc..). Estabelecer o princípio do "vinculo" significa basicamente garantir que qualquer pessoa que entre na UBS passe a ser um "problema" de todos. Significa que eu Profissional de Saúde, (qualquer um dos membros da equipe, passo a ser "responsável por aquele indivíduo (homem, mulher, criança, idoso, etc.). Não apenas responsável durante sua estada no nível primário de atenção, mas também no seu encaminhamento e "acompanhamento" para os serviços de média e alta complexidade.
Quantas vezes você, profissional de saúde, acompanhou, fez contato, com os usuários da sua área de referência, que por exemplo, se internaram ou foram encaminhados para serviços de MAC?
Esta é a "atitude" que faz a diferença entre o atendimento que era dado pelo INAMPS e o que DEVERIA ser dado pelo SUS!
Norival R Silva
Consultor Sênior
Gestão Saúde