quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Humanização e promoção à saúde pautam trabalhos de Conferencia Municipal de Saúde em Luís Eduardo Magalhães - BA

A secretaria municipal de saúde de Luís Eduardo Magalhães realizou no sábado, 19, a III Conferência Municipal de Saúde sob o tema “Humaniza LEM: Uma cidade melhor depende de todos nós”. Presidida pela Secretária de saúde Maira de Andrada Santa Cruz, a conferência contou com a presença do prefeito Humberto Santa Cruz, dos vereadores Valmor Mariussi e Janete Alves, de representantes dos prestadores e usuários de saúde do município e de populares em geral.

A III Conferência de Saúde de Luís Eduardo Magalhães teve como sub-temas a humanização e promoção à saúde no âmbito da Atenção Básica, Vigilância à saúde, Saúde Bucal e Controle Social e foi realizada nos termos do Decreto nº 1517 do executivo municipal e da portaria nº 017/2009 da Secretaria de Saúde.

Segundo Fernanda Fischer coordenadora geral do evento, a realização da conferência serve como parâmetro para a aprovação das políticas de saúde que serão adotadas pela gestão nos próximos quatro anos. “O objetivo é discutir ações que possam aprimorar o modelo de atenção à saúde atualmente em vigor no município”, ressaltou.

Participação popular – Em sua fala de abertura a secretária de saúde, Maira de Andrada observou que a realização da conferência se fortalece pelo exercício da cidadania e pela elaboração conjunta de ações em saúde. “A gestão do prefeito Humberto Santa Cruz tem como característica a democracia participativa”, apontou.

Para ela a humanização e promoção à saúde só vai se consolidar através da participação popular na construção de políticas e ações que sejam de interesse da comunidade. “Uma de nossas prioridades é promover a saúde para o cidadão sadio” explicou. A secretária lembrou ainda que a escolha do tema da conferência “Humaniza LEM: Uma cidade melhor depende de todos nós”, reflete justamente o desejo desta gestão em promover a participação da população na construção destas políticas.

Controle social – Para uma real compreensão do tema que norteou os trabalhos da III Conferência de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, é preciso entender também o significado do que vem a ser “controle social”. “É uma maneira de estimular e fortalecer a mobilização social e a participação cidadã”, pontuou Emanuelle Mariussi, secretária executiva da conferência e Gerente de Projetos de Promoção à Saúde.

Para Mariussi quando a sociedade demonstra interesse e disposição em participar da construção de políticas públicas em saúde, fato que aconteceu durante a conferência, quem mais se beneficia é o município de Luís Eduardo Magalhães. “É a população que no seu dia a dia procura e necessita do serviço de saúde quem deve participar e ajudar ativamente a secretaria de saúde e o prefeito na busca por soluções”, concluiu.

Atenção básica - O prefeito Humberto Santa Cruz acrescentou que ao longo dos primeiros meses de sua gestão, a prioridade foi trabalhar para o fortalecimento da atenção básica no município. “Quando assumimos o governo tinhamos três unidades de saúde em funcionamento. Atualmente estamos com cinco unidades de saúde da família prestando atendimento a população” explicou.

Humberto acredita que a construção “de uma cidade melhor” passa justamente pelo diálogo e participação da população. “Em breve vamos inaugurar o novo centro cirurgico do Gileno de Sá, que com certeza vai melhorar o atendimento à população, principalmente aqueles que precisam realizar pequenas cirurgias. Este trabalho só foi possivel porque contamos com a ajuda da Gestão Saúde, da equipe da Secretaria de saúde e com a participação da sociedade representada pelos seus mais diversos segmentos..