sexta-feira, 27 de abril de 2012

SISTEMA DE SAÚDE DE INDAIAL AGORA COM PRONTO ATENDIMENTO ATÉ 22 HORAS


A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida. Com essa visão a Prefeitura de Indaial, através do prefeito Sergio Almir dos Santos (Serginho) e do secretário de Saúde, Enilson Erley de Freitas está trabalhando para melhorar e qualificar o atendimento à saúde dos indaialenses.

Para tanto, a Administração Municipal definiu que a partir do dia 19 de março, entra em fase experimental, o Pronto Atendimento no SAIS. Ou seja, a partir dessa data será ampliado o horário de atendimento ambulatório, clínico e da farmácia básica. O secretário explica, que das 7h às 17h30min serão realizados todos os procedimentos de competência do SAIS, que são: Consultas médicas especializadas; Consultas em fonoaudiologia; Consultas em psicologia; Consultas de enfermagem; Atendimentos sociais; Eletrocardiograma; Audiometria; Pequenas cirurgias; Procedimentos de enfermagem (curativos, nebulização, aplicação de medicamentos, etc.); Farmácia Básica com 139 itens de medicamentos disponibilizados a população, sendo 61 do Ministério da Saúde e 78 ofertados pelo município, além do encaminhamento de solicitações de medicamentos de média e alta complexidade para a Secretaria de Estado da Saúde; Tratamento Fora de Domicílio (transporte em veículo ambulância, transporte para atendimento nos municípios de referência, agendamento de exames de média e alta complexidade para os locais de referência) e Serviço de Controle Avaliação e Auditoria. Após esse horário, das 18 às 22 horas serão realizados apenas atendimentos de urgência e emergências; atendimentos clínicos e ambulatoriais. “Teremos profissionais médicos e enfermagem para fazer a avaliação do paciente e o encaminhamento, se necessário, para o Hospital de referência, ou para acompanhamento das Unidades de Saúde”, explica o secretário ao informar que o serviço que será realizado neste horário, de segunda à sexta-feira, foi terceirizado, através de processo licitatório e a empresa vencedora disponibilizará os profissionais para atender no Pronto Atendimento.

Freitas afirma que para dar suporte aos atendimentos a secretaria estará disponibilizando profissionais que atenderão na Farmácia Básica, para a entrega dos medicamentos aos pacientes atendidos.