quinta-feira, 12 de abril de 2012

INDAIAL EDITA CARTILHA PROGRAMA "SAÚDE NO LUGAR CERTO!"

A prefeitura de Indaial através da Secretaria de Saúde com a Participação da Gestão Saúde editou e está realizando a distribuição da Cartilha educativa que visa ensinar a população a usar o sistema público de saúde. No documento, consta orientação para dar preferência ao uso das Unidades de Saúde do município e deixar para recorrer ao hospital em casos considerados mais sérios, de urgência e emergência, em que o paciente apresenta risco de morte.

A Cartilha tem como base os protocolos do Ministério da Saúde, seguindo as normas utilizadas nos países mais desenvolvidos. De acordo com essas orientações, o atendimento deve ser feito da seguinte forma: quando o problema for de atenção básica, procure a Unidade Básica responsável pelo atendimento de seu bairro; quando necessitar de tratamentos especializados, o encaminhamento também será feito através da Unidade Básica; quando se tratar de atendimento de urgência e emergência, procure o hospital de referência.

De acordo com a Cartilha, para qualquer ocorrência em que haja necessidade de atendimento imediato, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, que realizam atendimentos de segunda a sexta-feira das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Para toda situação onde não haja risco de vida, mas haja necessidade de atendimento imediato, dirija-se ao hospital, que realiza atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. A Cartilha cita exemplos de situações que são consideradas de urgência e orienta que para condições que implicam risco à vida ou sofrimento intenso, exigindo tratamento imediato, as pessoas devem dirigir-se ao Hospital, que realiza atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

As Unidades de Saúde da Família são a porta de entrada do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O município de Indaial possui nove Unidades de Saúde para a realização do atendimento básico, sendo que todas elas desde o dia 2 de abril, contam com atendimento médico. As Unidades contam ainda com enfermeiras, dentistas, atendentes de consultório dentário, técnico de enfermagem, auxiliares de serviços gerais e Agentes Comunitários de Saúde.

Uma das informações mais importantes que constam na Cartilha é sobre a forma de atendimento: tanto no SAIS quanto no hospital, o atendimento não é feito por ordem de chegada, mas por gravidade. Primeiro, as pessoas passam por uma triagem, onde se faz a medição da temperatura e da pressão arterial. Quem tem esses dois aspectos alterados têm prioridade no atendimento. Quem tem uma gripe, por exemplo, vai acabar esperando mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário