A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida. Com essa visão a Prefeitura de Indaial, através do prefeito Sergio Almir dos Santos (Serginho) e do secretário de Saúde, Enilson Erley de Freitas está trabalhando para melhorar e qualificar o atendimento à saúde dos indaialenses.
Para tanto, a Administração Municipal definiu que a partir do dia 19 de março, entra em fase experimental, o Pronto Atendimento no SAIS. Ou seja, a partir dessa data será ampliado o horário de atendimento ambulatório, clínico e da farmácia básica. O secretário explica, que das 7h às 17h30min serão realizados todos os procedimentos de competência do SAIS, que são: Consultas médicas especializadas; Consultas em fonoaudiologia; Consultas em psicologia; Consultas de enfermagem; Atendimentos sociais; Eletrocardiograma; Audiometria; Pequenas cirurgias; Procedimentos de enfermagem (curativos, nebulização, aplicação de medicamentos, etc.); Farmácia Básica com 139 itens de medicamentos disponibilizados a população, sendo 61 do Ministério da Saúde e 78 ofertados pelo município, além do encaminhamento de solicitações de medicamentos de média e alta complexidade para a Secretaria de Estado da Saúde; Tratamento Fora de Domicílio (transporte em veículo ambulância, transporte para atendimento nos municípios de referência, agendamento de exames de média e alta complexidade para os locais de referência) e Serviço de Controle Avaliação e Auditoria. Após esse horário, das 18 às 22 horas serão realizados apenas atendimentos de urgência e emergências; atendimentos clínicos e ambulatoriais. “Teremos profissionais médicos e enfermagem para fazer a avaliação do paciente e o encaminhamento, se necessário, para o Hospital de referência, ou para acompanhamento das Unidades de Saúde”, explica o secretário ao informar que o serviço que será realizado neste horário, de segunda à sexta-feira, foi terceirizado, através de processo licitatório e a empresa vencedora disponibilizará os profissionais para atender no Pronto Atendimento.
Freitas afirma que para dar suporte aos atendimentos a secretaria estará disponibilizando profissionais que atenderão na Farmácia Básica, para a entrega dos medicamentos aos pacientes atendidos.
|
sexta-feira, 27 de abril de 2012
SISTEMA DE SAÚDE DE INDAIAL AGORA COM PRONTO ATENDIMENTO ATÉ 22 HORAS
terça-feira, 17 de abril de 2012
POST: BOM ATENDIMENTO MERECE PRÊMIO?
sábado, 14 de abril de 2012
GOVERNADOR JAQUES WAGNER E PREFEITO HUMBERTO SANTA CRUZ INAUGURAM A UPA DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada neste sábado, 14, com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, é um divisor da área de Saúde em Luís Eduardo Magalhães, entre o antes e o depois de sua construção, como disse o prefeito Humberto Santa Cruz. Usuários do Sistema Público de Saúde ouvidos por Oeste Semanal acreditam que o pronto-socorro 24 horas vai melhorar significativamente o serviço de assistência médica em Luís Eduardo Magalhães. Eles entendem que a inauguração da UPA é muito boa para a Cidade, embora desejem, com a máxima urgência, a instalação de um hospital de maiores proporções. A maioria dos entrevistados diz que a inauguração da UPA melhorará a triagem de quem é encaminhado ao centro de saúde Gileno de Sá Oliveira, o que deve reduzir as filas e melhorar o atendimento. É o que pensa, por exemplo, a comerciária Leila Barreto, da Agrototal. Baiana de Presidente Dutra, ela lembra que a UPA deve reduzir o total de pessoas que são encaminhadas ao Gileno, todos os dias, mas acrescenta que a Cidade ainda precisa de um hospital. “A instalação da UPA, com certeza, é muito boa para a Cidade, mas ainda precisamos de mais. De um hospital, além do Gileno”, disse Leila. O vendedor Fábio de Oliveira da Silva também vê com bons olhos a criação da Unidade de Pronto Atendimento. “Tudo que puder ser feito para desafogar o Gileno e os postos de saúde é bem-vindo”, disse o baiano de Ibotirama, que já precisou ir ao Gileno para atendimento médico e classificou da razoável o serviço lá prestado. Já Leila Barreto disse que o tratamento recebido no Gileno foi muito ruim. “É muita gente. Ninguém pode dar conta de um movimento daquele”, disse.
quinta-feira, 12 de abril de 2012
LUIS EDUARDO MAGALHÃES INAUGURA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA

INDAIAL EDITA CARTILHA PROGRAMA "SAÚDE NO LUGAR CERTO!"
A prefeitura de Indaial através da Secretaria de Saúde com a Participação da Gestão Saúde editou e está realizando a distribuição da Cartilha educativa que visa ensinar a população a usar o sistema público de saúde. No documento, consta orientação para dar preferência ao uso das Unidades de Saúde do município e deixar para recorrer ao hospital em casos considerados mais sérios, de urgência e emergência, em que o paciente apresenta risco de morte.
A Cartilha tem como base os protocolos do Ministério da Saúde, seguindo as normas utilizadas nos países mais desenvolvidos. De acordo com essas orientações, o atendimento deve ser feito da seguinte forma: quando o problema for de atenção básica, procure a Unidade Básica responsável pelo atendimento de seu bairro; quando necessitar de tratamentos especializados, o encaminhamento também será feito através da Unidade Básica; quando se tratar de atendimento de urgência e emergência, procure o hospital de referência.
De acordo com a Cartilha, para qualquer ocorrência em que haja necessidade de atendimento imediato, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, que realizam atendimentos de segunda a sexta-feira das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Para toda situação onde não haja risco de vida, mas haja necessidade de atendimento imediato, dirija-se ao hospital, que realiza atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. A Cartilha cita exemplos de situações que são consideradas de urgência e orienta que para condições que implicam risco à vida ou sofrimento intenso, exigindo tratamento imediato, as pessoas devem dirigir-se ao Hospital, que realiza atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana.
As Unidades de Saúde da Família são a porta de entrada do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O município de Indaial possui nove Unidades de Saúde para a realização do atendimento básico, sendo que todas elas desde o dia 2 de abril, contam com atendimento médico. As Unidades contam ainda com enfermeiras, dentistas, atendentes de consultório dentário, técnico de enfermagem, auxiliares de serviços gerais e Agentes Comunitários de Saúde.
Uma das informações mais importantes que constam na Cartilha é sobre a forma de atendimento: tanto no SAIS quanto no hospital, o atendimento não é feito por ordem de chegada, mas por gravidade. Primeiro, as pessoas passam por uma triagem, onde se faz a medição da temperatura e da pressão arterial. Quem tem esses dois aspectos alterados têm prioridade no atendimento. Quem tem uma gripe, por exemplo, vai acabar esperando mais.
Luis Eduardo Magalhães - Atual

terça-feira, 3 de abril de 2012



De acordo com a secretária de Saúde, Beatriz Soares, a medalha conferida é símbolo que representa a dedicação sobre os trabalhos e projetos que a secretaria tem desenvolvido no decorrer dos anos, “Nos sentimos honrados em receber este mérito, estamos orgulhosos, pois o nosso trabalho é feito com muito amor, dedicação, dignidade para com os pacientes e competência no sentido de buscar a cada dia desenvolver mais o Município de São Miguel do Oeste”, conclui.