sexta-feira, 14 de maio de 2010

Luis Eduardo Magalhães implanta Programa Bata na Porta Certa!



O programa “Bata na porta certa”, desenvolvido pela Empresa de Consultoria Gestão Saúde, e implantado no Município, visa regularizar fluxo de atendimento da rede de saúde no município.
A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães vem trabalhando para prestar o melhor atendimento ao usuário de saúde no município. Uma das medidas tomadas pela equipe da secretária Maira de Andrada foi à implantação da cartilha “Bata na porta certa”, que desde agosto, quando da realização do piloto do projeto Humaniza LEM no bairro Santa Cruz, serve como referência para a população em relação ao fluxo de atendimento da rede de saúde.
Quem já recebeu a orientação sobre o novo fluxo de atendimento na saúde de Luís Eduardo Magalhães aprovou a iniciativa. Eunice Oliveira, moradora do bairro Mimoso II diz que a cartilha tem ajudado na hora de procurar atendimento médico. “Muitas vezes quando precisava de uma informação ou atendimento ia ao lugar errado, agora que tenho a cartilha, já sei qual o lugar que devo procurar em caso de necessidade”, diz.
Fernanda Fischer, Diretora de Promoção à Saúde no município aponta que no momento a meta é orientar o maior número possível de pessoas. “Até o momento mais de oito mil pessoas já foram orientadas sobre o fluxo de atendimento na rede de saúde do município” explica. A ideia, segundo ela é fazer com que a informação circule e não o paciente. No entanto “para que isso aconteça, precisamos primeiramente orientar a população quanto ao uso correto da rede de saúde municipal”, esclarece.
Os principais aliados da secretária de saúde são os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), também os primeiros a serem capacitados sobre a maneira adequada para orientar à população. “Os agentes de saúde nas visitas regulares que fazem as famílias de sua área de abrangência orientam a população sobre a cartilha e sobre como proceder para receber o atendimento apropriado”, conta Fischer. A próxima etapa, de acordo com a diretora é capacitar os Agentes de Endemias e os diretores das escolas municipais, para com isso aumentar ainda mais o número de pessoas cientes do fluxo do atendimento à saúde no município.
A secretária de saúde, Maira de Andrada, é das mais otimistas em relação ao desenvolvimento do projeto. “Todo esse trabalho confirma o desejo deste governo em oferecer à população um atendimento mais humano, e que esteja ligada a saúde, o bem estar e principalmente a qualidade de vida de todos nós”, analisa a secretária. Para ela o mais importante é que “o usuário saiba qual unidade de saúde ele deve procurar, para garantir a agilidade e satisfação do serviço prestado”. A cartilha “Bata na porta certa” encontra-se a disposição da população na sede da secretaria de saúde e também nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário